terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Morphine


Umas das bandas que eu mais gosto e que na minha opinião tem um som fenomenal e diferente são os extintos "Morphine"
Os "Morphine" foram criados em 1989 nos Estados Unidos por Mark Sandman (vocalista e baixista) e por Dana Colley (saxofonista) a quem se juntou também Jerome Deupree e Billy Conway nas percussões.
Esta banda tem uma particulariedade que a torna única, a ausência de guitarras eléctricas na sua música.
As músicas dos "Morphine" apenas tinham baixo, saxofones e percussão o que com a voz de Sandman dava uma ambiencia única, um pouco "cavernosa" e melancólica.
Outra coisa única na música dos "Morphine" era que Sandman na maioria das suas músicas apenas tocava com duas cordas no seu baixo.
Infelizmente os "Morphine" tiveram um final triste, Mark Sandman faleceu devido a um ataque cardíaco em pleno concerto, num festival de rock na cidade Italiana de Palestrina em 1999.
Durante a sua existência os "Morphine" lançaram cinco albúns, sendo que o último, "The Night", já foi lançado após a morte de Sandman.
A música dos "Morphine" tem muita influência de Jazz e Blues, é muito complexa e com um tom muito "beat" e uma muito eficaz conjugação entre as letras das canções com as músicas.
De facto foi uma grande pena Sandman ter falecido e com isso ter acabado um projecto único no universo musical.
Os restantes membros Dana  Colley e Billy Conway, juntaram-se a Laurie Sargent e criaram os "Twineman" após o fim do "Morphine"

Sem comentários:

Enviar um comentário